VPR anuncia fundo de 200 milhões de dólares para o Ensino Superior

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, anunciou quinta-feira [05.10.2023], na Província do Huambo, um fundo de 200 milhões de dólares para aumentar o acesso ao ensino superior no país e garantir a qualidade neste subsistema.

Esperança da Costa, que falava durante um encontro com a comunidade académica no quadro da visita de trabalho nesta província, disse que o fundo visa fortalecer a gestão de novos cursos, pós-graduação, harmonização curricular e equidade do género, e foi autorizado pelo Presidente da República, João Lourenço, numa parceria com o Banco Mundial.

Esperança da Costa disse ser igualmente objectivo salvaguardar a qualidade do sub-sistema de educação, a nível do ensino geral, pelo que se vai investir nos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED), tendo apontado como prioridades os ISCED das províncias do Huambo, Huíla, Uíge e a Escola Superior Pedagógica do Bengo, bem como a aposta nas competências digitais.

“O Executivo vai continuar a investir na formação de quadros na nossa academia”, garantiu, sublinhando que o Huambo sempre foi reconhecido como um dos maiores centros académicos de Angola, a par de Luanda e da Huíla. O Governo, acrescentou, mantém o engajamento na busca de soluções para as dificuldades da população, para que esta conheça uma vida melhor e tenha um futuro mais risonho.

Sobre o Huambo, Esperança da Costa elogiou a evolução da Província em várias vertentes, sobretudo o assinalável progresso no Subsistema do Ensino Superior, pelo que manifestou satisfação.

Esta quinta-feira, deu seguimento a jornada de auscultação das preocupações em algumas instituições do ensino superior, nomeadamente as faculdades de Ciências Agrárias, Medicina, Direito, o Instituto Politécnico, a Escola de Formação Especial, o ISCED, no Centro de Formação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) e no hospital municipal do Huambo.

Hoje, último dia da sua visita à província, a Vice-Presidente da República trabalha no município de Cachiungo, onde, entre outras tarefas, visita as obras do campus universitário, a missão evangélica, a estação de tratamento de água e mantém um encontro com mulheres do meio rural.

Fonte: Angop

Previous Unidades orçamentadas a todas instituições do Ensino Superior regressam em 2024, anuncia VPR

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados